top of page

Concurso Ciência na Escola

Aquela que é a mais emblemática das iniciativas da Fundação Ilídio Pinho nasceu do cruzamento de duas das mais fortes paixões do fundador Ilídio Pinho: a ciência como mãe do progresso e os jovens enquanto futuro do país, em homenagem ao filho. A escolha da ciência para ocupar um lugar central na missão da Fundação, esteve ligada ao reconhecimento da sua inquestionável relevância social e económica. O fundadorsempre defendeu que a ciência viria a assumir uma preponderância inimaginável no futuro, futuro para o qual se impunha preparar a próxima geração. Nasceu assim, no virar do século e do milénio, a iniciativa que se veio a tornar central no cumprimento da missão de utilidade pública da Fundação: o Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”.

2018_2019.JPG

Almodôvar Space Company

2018/2019
Grupo 110 e Grupo 510

Se a Humanidade quer sobreviver enquanto espécie deverá conseguir adaptar-se a situações sustentáveis para produzir alimentos em ambientes mais hostis. Não só para colonizar novos planetas, para fazer viagens espaciais, mas sobretudo sobreviver no nosso actual planeta, com as alterações climáticas a que estamos sujeitos. Essas alterações afetam anualmente as colheitas. Queremos estudar como a microgravidade afeta o crescimento das plantas. Dando a conhecer aos alunos, deste meio rural, que a agricultura também é uma área de estudo a nível da exploração espacial.

2018_2019.JPG

Honey Tea with Love

2018/2019
Grupo 100 e Grupo 510

Depois do sucesso do Bactomel, Viomel, estamos no 3º ano consecutivo com este grupo de alunos que desde os seus três ano têm vindo a ter o apoio da Fundação Ilídio Pinho para desenvolverem os seus projetos. A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento de Portugal, só poderá ser alcançada se todos nós pensarmos na base deste processo, o bem-estar de todos os indivíduos. Só assim levará a uma melhor aprendizagem dos mesmos para que enquanto indivíduos possam contribuir da melhor forma para o desenvolvimento de uma sociedade. O nosso projecto visou a produção de um chá e sensibilizar crianças e Encarregados de Educação para as desvantagens da cafeina nestas idades.

2017_2018.gif

Viomel

2017/2018
Grupo 100 e Grupo 510

O projecto partiu de um problema que afecta toda uma comunidade. A importância de nos protegermos da radiação ultra violeta. Uma vez que alunos e comunidade escolar se encontram, segundo dados da METOSTAT, numa zona da Europa onde a incidência da radiação solar anual média ronda os 1850-1950 kwh/m2a. Os alunos partiram de uma questão de investigação e através da ciência, tecnologia e empreendedorismo, criaram um produto para solucionar o problema. Os alunos contaram com inúmeros de apoios que os ajudaram nesta aventura.

14ºedição.JPG

Bactomel

2016/2017
Grupo 100 e Grupo 510

Na idade do pré-escolar muitas são as doenças infeciosas, sendo a lavagem das mãos uma solução. Com o trabalho de investigação os alunos de 3/4 anos responderam a questões de investigação através da ciência e tecnologia, encontrando a solução para este problema, a produção do Bactomel, um sabonete muito especial.

2012.JPG

Merendica

2011/2012

Somos alunos do 7º E do Agrupamento de Escolas de Almodôvar (PCA). Venham folhear o nosso livro de receitas e partilhe as nossas experiências, aprendizagens e o sonho de vir um dia a comercializar os nossos produtos. Encante-se com os sabores tradicionais alentejanos.

2011.JPG

Monitorização do Radão

2010/2011

A turma do 10ºA apresentou este projeto à Fundação Ilídio Pinho e ganhou um financiamento de 500 euros. Os alunos propuseram-se a investigar os níveis de radão nas freguesias do concelho de Almodôvar mais perto da Serra do Caldeirão. Com o apoio do LIP.

Ciência na Escola: Outros projetos
bottom of page